Home Cia Fashion
Cia Fashion | Em clima de verão
Thursday, 17 May 2018 00:00


Finalmente está chegando o verão… Estação do ano mais esperada por muitos… e detestada por outros… Época do ano que devemos tomar alguns (senão muitos) cuidados com o nosso corpo físico, para que possamos aproveitar bem a estação do sol.

O protetor solar é, sem dúvida nenhuma, o cosmético mais importante para a sua pele. Se você fosse escolher um só produto para levar para uma ilha deserta, com certeza absoluta deveria escolher o filtro solar. Ele é o responsável por prevenir o envelhecimento da pele, manchas, rugas, flacidez e até câncer de pele. Por isso vale a pena investir em um bom protetor e usá-lo corretamente, todos os dias (não importa o clima nem o que você pretende fazer). Pense assim: usar protetor solar tem que ser igual escovar os dentes, um hábito diário e ponto final.

Tempos atrás esse era um hábito mais difícil de ser seguido. Existiam poucas opções de protetores solar e a maioria deles deixava a pele melequenta e oleosa, alguns obstruíam os poros e aumentavam as espinhas. Essa realidade mudou muito. Hoje temos protetores solar que inclusive ajudam a controlar a oleosidade e tratam a acne. Portanto, não tem motivos para não usar. Se você ainda não encontrou um protetor solar queridinho, vá a alguma farmácia grande em que você tenha acesso a amostras, e experimente alguns produtos na sua pele. Com certeza você irá acabar achando um que agrade.

Mas como escolher o melhor protetor?

Resumidamente, existem basicamente dois tipos de ingredientes que conferem proteção solar. Os filtros físicos e os filtros químicos. Os filtros químicos são os mais comuns. Eles precisam ser absorvidos na pele para funcionar, e por isso o melhor que você faz é aplicá-los na pele nua, ou seja, antes de qualquer produto. Se você usa algum produto bem fluído e que absorve rapidamente na pele, você até pode aplicá-lo antes desse tipo de filtro solar. Mas se você usar, por exemplo, um hidratante espesso primeiro e o filtro solar depois, esse filtro não será absorvido na pele e, consequentemente, terá menos efeito. Entre os ingredientes mais usados como filtros químicos temos: Tinosorb, Mexoplex®, Meroxy® SX, Meroxy® XL, Avobenzona, Helioplex®, homosalato, octilmetoxicinamato e octiltriazona.

Quando você escolhe um protetor solar, vale a pena ficar atenta também ao veículo em que era é formulado. Loções e cremes funcionam melhor para peles secas, enquanto gel e fluido vão melhor em peles oleosas. No caso de peles oleosas vale a pena também buscar alguns ingredientes que ajudam a controlar a oleosidade da pele, mantendo um efeito mate ao longo do dia. Entre os ingredientes que possuem esse efeito estão o gluconato de zinco e a sílica.

Outra questão importante é o FPS e o PPD. O ideal é usar um filtro solar que proteja contra os raios UVA e UVB, e que contenham um FPS mínimo de 30 e PPD mínimo de 11.

Filtros que possuem ingredientes antioxidantes como vitamina C, Vitamina E e ácido ferúlico proporcionam um bônus extra, e eles tendem a ser mais caros, mas costumam valer o investimento.

Recentemente, estudos novos têm comprovado que a luz visível, aquela emitida pelas telas do computador e do celular também podem trazer prejuízos para a pele. Os filtros solares químicos não tem efeito sobre essas luzes, ou seja, não oferecem proteção contra elas. Para isso são necessários os filtros físicos, também conhecidos como bloqueadores solar.

Os filtros físicos possuem uma cosmética mais difícil de agradar, porque não são transparentes. Eles não são absorvidos na pele e agem refletindo a luz. Por isso podem ser usados por último na pele. Esse tipo de protetor era usado mais por pessoas que tem a pele mais sensível e que não se adaptavam aos filtros químicos, ou então em produtos para crianças. No caso das crianças o fato do protetor não ficar tão transparente é até uma vantagem, assim o adulto sabe melhor onde passou e não passou o protetor na criança.

Para resolver esse problema da transparência, as empresas resolveram lançar bloqueadores físicos com cor de base, e com isso conquistaram uma fatia bem maior do mercado. A pessoa se protege do sol e já consegue uniformizar a cor da pele, funcionando como maquiagem. Vários BB creams, especialmente os orientais, usam filtros físicos na sua composição. As maquiagens minerais também possuem bloqueadores físicos. Entre os ingredientes mais comuns usados como protetor físico estão o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Procure por eles nas embalagens dos seus protetores.

Para facilitar a vida, eu fiz uma lista dos meus favoritos, que estão espalhados nesta matéria #tatidica.



Tati Scarpini
Maquiadora profissional
Instagram: @tatiscarpini
Snapchat: tscarpini
Facebook: Tati’s Makeup

Last Updated on Thursday, 17 May 2018 18:10
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 2 of 15

Translate

Portuguese English Spanish