Home Curiosidades
Curiosidades sobre a américa | Parques Nacionais: os tesouros naturais dos EUA

Na imensidão de território e cultura que os EUA têm, os parques nacionais carregam a importante missão de preservar os tesouros naturais, e também permitir que cidadãos apreciem a magnífica beleza deste país, promovendo a rica fauna, flora e paisagens que esta nação possui.

Aqueles que conviveram – nem que seja por pouco tempo – com americanos, sabem como eles têm grande orgulho pelo seu país, e como é parte forte da cultura daqui viajar e conhecer tais parques nacionais. Muitas famílias se organizam para passar férias inteiras acampando em um determinado parque, e muitos aposentados abandonam suas casas, compram uma RV ou Fifth Wheel, e passam anos dirigindo pelos EUA, parando em todos os parques que encontrarem pelo caminho.


Yosemite Park


Os EUA possuem 59 parques nacionais, distribuídos em 27 estados americanos. Estes parques são administrados pelo National Park Service, um departamento criado pelo governo americano para atender exclusivamente à estas áreas de preservação. Para que um território de fato se torne um parque nacional, é preciso uma aprovação pelo Congresso, e a área precisa ter pelo menos um dos seguintes critérios de seleção: beleza natural, características geológicas interessantes e/ou ecossistemas incomuns.


Rocky Mountain, National Park


Yellowstone (nos estados de Wyoming, Montana e Idaho) é o parque nacional mais antigo, estabelecido em 1872, seguidos pelos parques Sequoia e Yosemite (na Califórnia) em 1890. O parque mais novo se chama Pinnacles (também na Califórnia) e foi aprovado pelo congresso em janeiro deste ano. Como já se pode observar, o estado da Califórnia possui o maior número de parques nacionais – nove. Em seguida vêm Alaska, com oito parques, Utah, com cinco, e Colorado, com quatro.


Great Smoky Mountains


O maior parque nacional americano se encontra no Alaska: Wrangell-St. Elias possui mais de 32 mil quilômetros quadrados – maior que o estado de Alagoas. Já o menor parque se encontra no Arkansas, se chama Hot Springs , e tem apenas 24 quilômetros quadrados. A área total de todos os parques nacionais somadas passa de 210 mil quilômetros quadrados – aproximadamente o mesmo território do estado de São Paulo.


Wrangell, St. Elias


Os parques mais visitados, e mais recomendados, são Great Smoky Mountains, nos estados de Tennessee e Carolina do Norte (há apenas 4 horas de Atlanta); Grand Canyon, no Arizona; Yosemite, na Califórnia; Yellowstone; e Rocky Mountain, no Colorado. Aprecie você também todas as belezas naturais que este país oferece! Para mais informações visite nps.gov.


Yellowstone



Da Redação

 


Translate

Portuguese English Spanish