Home Gastronomia
Gastronomia | Vegano ou não, aposte na jaca!
Wednesday, 13 March 2019 00:00


A jaca é o fruto da jaqueira, árvore tropical cultivada no Sul e Sudeste da Ásia, Americas e África. A poupa da jaca é consumida em doces, bolos, cremes e sorvetes. Recentemente muitos vegetarianos incorporaram a poupa da jaca em sua dieta, usando a fruta ainda verde em pratos salgados, substituindo a carne de origem animal.

Para começar bem a estação da primavera aqui nos Estados Unidos, aprenda uma receita que imita a carne de porco desfiada com molho BBQ em um sanduíche delicioso que vai agradar o paladar de todos, vegetarianos ou não, vale a pena experimentar!

Aqui nos Estados Unidos você pode encontrar a fruta jaca na maioria dos supermercados estilo “farmer’s market”.




JACA COM MOLHO BARBECUE


INGREDIENTES:

• 1 1/2 kg de jaca verde
• 1/4 xícara de tempero BBQ (para o tempero BBQ, use 2 colheres de sopa de açúcar mascavo; 1 colher de chá de páprica; 1 colher de chá de alho em pó; 1/2 colher de chá de sal; 1/2 colher de chá de pimenta do reino; 1/2 colher de chá de pimenta caiena)
• 3/4 xícara de molho de BBQ


SALADA DE REPOLHO COM ABACATE (opcional)


INGREDIENTES:

• 2 xícaras de repolho picado bem fino e se quiser acrescente cenoura ralada.
• 1/2 abacate maduro
• 1 colher de sopa de xarope de amido
• 1 limão (espremido)
• Sal e pimenta (a gosto)
• Água


PARA SERVIR

• 4 a 6 pães integrais
• 1/2 xícara de castanha salgada tostada


MODO DE PREPARO:

Lavar, escorrer e secar completamente a jaca. Retire a parte central (semente) da fruta e descarte-a. Coloque em uma tigela e reserve.

Misture o tempero BBQ e adicione a jaca. Deixe descansar.

Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Uma vez quente, adicione 1 a 2 colheres de sopa de óleo de sua escolha e a jaca temperada (use mais óleo, conforme necessário). Misture e cozinhe por 2 a 3 minutos para obter alguma cor.

Adicione o molho de BBQ e dilua com água suficiente para fazer um molho. Mexa e reduza o fogo para baixo-médio e cozinhe por cerca de 20 minutos (até 35 minutos em baixo para um sabor mais profundo).

Retire a tampa e mexa de vez em quando. DICA: Para textura mais fina, use dois garfos para rasgar a jaca enquanto ela cozinha.

Enquanto isso, faça a salada, adicionando todos os ingredientes, exceto vegetais. Coloque o abacate, sal e pimenta em uma tigela pequena e misture bem. Adicione um pouco de água para que forme um molho espesso, em seguida, adicione legumes e misture bem. Coloque na geladeira até servir.

Aumente o fogo para médio-alto e cozinhe por mais 2 a 3 minutos para obter um pouco de cor / textura. Em seguida, retire do fogo.

Coloque porções generosas de salada nos pãezinhos inferiores, cubra com uma porção generosa de jaca grelhada e castanha de caju tostadas. Sirva com extra de molho BBQ!

As sobras de jaca podem ser mantidas por até dois dias na geladeira, embora melhor quando fresca.




Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Wednesday, 13 March 2019 21:07
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 2 of 26

Translate

Portuguese English Spanish