Home Gastronomia
Gastronomia | Extravagância em forma de pizza
Monday, 16 July 2018 00:00


Nesta edição, falaremos um pouco sobre a pizza, a tão adorada massa no mundo inteiro. Tudo começou na antiguidade quando eram produzidos pães planos ou retos, por exemplo, a foccaccia, que basicamente é um pão plano com alecrim e sal grosso salpicado por cima, degustado com azeite de oliva. De origem greco-romana, ela se espalhou pelo mundo através dos emigrantes destas regiões após a 2º Guerra Mundial.

Somente no século 18 o tomate foi adicionado, e a partir disso a criatividade e a necessidade de aproveitar certos alimentos fez com que a pizza se tornasse o que conhecemos hoje.

Na atualidade, nem tanto pela necessidade de aproveitamento de alimentos, mas muito mais pelo gosto de cada pessoa e ou região, a inovação vem acontecendo através dos tempos, sempre se acrescentando à cobertura itens diferentes e, às vezes, extravagantes aos olhos dos mais conservadores. Na sugestão que se segue, extravagância foi o alvo. Vamos lá!


PIZZA EXTRAVAGANZA


Para massa:

3/4 de xícara de água morna
1 colher de chá de fermento em pó seco
2 xícaras de farinha de trigo
3/4 colher de chá de sal
2 colheres de chá de azeite de oliva


Para cobertura:

Mini-marshmallows
Chocolate em gotas (meio amargo)
Frutas da preferência, picadas
Coco ralado
Uma bola de sorvete da preferência, para cada fatia


Modo de preparo: Coloque a água num bowl médio, acrescente o fermento e espere até que o fermento esteja completamente dissolvido em 3 a 5 minutos. Adicione o sal e a farinha, misture com uma colher de pau ou espátula ate que fique uma massa pegajosa. Passe a massa para a bancada e sove até que fique uma bola macia e levemente aderida; se ainda ficar pregando em suas mãos, adicione uma colher de farinha de trigo, mas não exagere. Cubra a massa com o bowl de cabeça pra baixo ou com um pano de prato limpo. Deixe descansando por 30 minutos. Coloque sua forma no forno pré-aquecido a 235°C (ou 450°F) enquanto espera a massa descansar. Use um rolo ou uma garrafa de vinho higienizada para abrir a massa em forma de disco. Retire a forma do forno e a coloque de cabeça pra baixo; isso mesmo, invertida. Pincele manteiga no fundo invertido da fôrma e coloque a massa esticando-a e pressionando as bordas para que fiquem mais grossas que o meio da forma; assim evitará que o recheio escorra para fora da massa. Feito isso, espalhe o chocolate em gota, deixando de 2 a 3 cm de distância da borda, lembrando que a cobertura irá derreter. Volte para o forno e deixe assar até que as bordas e o marshmallow estejam dourados e o chocolate derretido. Retire do forno e espere por 5 minutos para fatiar. Como sugestão, podem-se adicionar frutas como morangos, bananas, manga em fatias ou cubos bem pequenos, coco ralado e ainda uma bola de sorvete pra cada fatia. Uma dica: Para a apresentação, preparei as bolas de sorvete com antecedência. Numa forma com papel manteiga no fundo, coloquei as bolas e as levei para o freezer para que ficassem o mais firmes possível e não derretessem rapidamente depois de colocadas sobre a pizza.



Ficou alguma duvida de que vale a pena? Um grande abraço e até a próxima!




Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Monday, 16 July 2018 15:41
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 3 of 19

Translate

Portuguese English Spanish