Home Gastronomia
Gastronomia | A história do Tiramisu
Monday, 16 May 2016 00:00


A maioria dos relatos sobre a origem do Tiramisu data de 1960 na região de Vêneto, na Itália, mais exatamente no restaurante Le Beccherie, em Treviso. O proprietário do restaurante era o confeiteiro Roberto Linguanotto. Ele tinha ume sua aprendiz chamada Francesca Valori, cujo nome de solteira era Tiramisu. Alguns debates permanecem por conta de Carminantonio Iannaccone reivindicar que o tiramisu vendido em Le Beccherie foi feito por ele em sua padaria, criado por ele em 24 de dezembro de 1969. Outras fontes relatam a criação do bolo como originário no final do século 17 em Siena, em homenagem ao grão-duque Cósimo III. Como não há registro formal da invenção, temos apenas as curiosidades sobre a origem do doce mais tradicional da Itália.

O Tiramisu tradicional contém uma pequena lista de ingredientes: biscoitos champanhe, gema de ovo, açúcar, café, queijo mascarpone e cacau em pó. Na receita original não há bebidas alcoólicas ou claras.

Claro que, como com qualquer sobremesa ícone, há uma série de variações da receita clássica, tais como tiramisu com chocolate, amaretto, limão, morango, abacaxi, iogurte, banana, framboesa, de coco, e mesmo a cerveja. Alguns chefs gostam de registrar sua própria herança para a sobremesa.

Com o forte conteúdo de café expresso e elevado teor de açúcar, o tiramisu, é uma sobremesa pra levantar o ânimo, originalmente consumida pelos boêmios nas longas madrugadas. Vamos à receita!

Tiramisu

Ingredientes:

• 2 ½ xícaras de café coado, sem açúcar
• ¾ de xícara de açúcar
• Essência de Rum/Marsala ou Wishky
• Biscoito Champanhe
• 4 gemas
• ½ xícara de açúcar
• 450g de Queijo Mascarpone
• Cacau em pó

Modo de preparo do creme: Bater o creme até ponto de chantili e reserve. Bata as gemas com ½ copo de açúcar, até que dissolva e o conteúdo se torne um creme mais claro e cremoso. Misture o queijo Mascarpone nesse creme, e em seguida o chantili.

Modo de preparo do molho para o biscoito: Junte o café, ¾ de açúcar e essência de rum. Espalhe uma camada fina de creme no fundo da forma refratária. Posicione os biscoitos molhados no café e essência de rum, horizontalmente. Caso não encontre o biscoito champanhe, pode se usar “lady fingers, encontrado nas bakeries dos supermercados. Coloque outra camada generosa de creme e peneire cacau em cima de cada camada de creme. Agora, posicione os biscoitos molhados no café, verticalmente, e assim sucessivamente. Sirva depois de 12 horas de refrigeração. Pode ser congelado.




Texto e fotos: Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Monday, 16 May 2016 20:14
 
More Articles...
« StartPrev2122NextEnd »

Page 21 of 22

Translate

Portuguese English Spanish