Home Gastronomia
Gastronomia | Avocados ou abacates: um super alimento
Monday, 16 October 2017 00:00


Os conquistadores espanhóis tiveram seu próprio historiador, Oviedo, que relatou positivamente sobre os abacates (avocados - HASS) descobertos no México por volta do ano 1519. Mas essa fruta interessante agraciou a América Central e do Sul por talvez 10.000 anos, de acordo com os desenhos inspirados do abacate e os artefatos encontrados nos primeiros assentamentos astecas.

Um juiz de Santa Bárbara, Estados Unidos, levou os primeiros abacateiros mexicanos para a Califórnia em 1871. Este Estado agora tem 90% da cultura de abacate do país, em mais de 6.000 pomares.

Existe também o abacate que conhecemos no Brasil: o abacate verde. Além de ser maior no tamanho, o que o diferencia do avocado é a quantidade de gordura. O abacate brasileiro é bem mais magro, menos calórico, comprometendo o sabor quando comparados: uma xícara de abacate tem 276 calorias e 23 gramas de gordura; uma xícara de avocado tem 384 calorias e 35 gramas de gordura.

Para desfrutar desta fruta, seja ela um abacate ou um avocado, confira esta dica, uma manobra dos chefs: corte ao longo do lado longo da fruta até a semente com uma faca grande. Torça a metade superior como uma tampa. Em seguida, toque firmemente a lâmina da faca no centro da semente algumas vezes até que ela fique nivelada. A prática leva à perfeição. Torça a faca e... “voilà”! Marque com cuidado a carne do abacate ou avocado sem cortar a casca e depois a retire com uma colher.


Benefícios do abacate e avocado para a saúde


Quando se trata de nutrição, os abacates e avocados são os maiores em benefícios. Contam mais de 20 carregado com fibra. Um abacate/avocado contém 36% do requisito diário de vitamina K, 30% do folato e 20% de cada um dos requisitos diários do ácido pantotênico (vitamina B5, necessária para quebrar carboidratos), vitamina B6, vitamina C e potássio (mais de duas vezes o potássio de uma banana). Os níveis de vitamina E, niacina e riboflavina merecem menção honrosa.

Os abacates e avocados contêm uma boa quantidade de gorduras monoinsaturadas (MUFA) que, por sua vez, aumenta o nível de colesterol HDL (bom). O colesterol bom é vital para a produção de testosterona, e é por isso que você sente instantaneamente uma “onda de testosterona” depois de comer uma porção de abacate ou avocado.



Guacamole


Esta receita clássica de guacamole combina todos os valores para aumentar o seu nível de testosterona com uma viagem ao México. Os ingredientes falam por si mesmos.


• 4 abacates ou avocados maduros de Haas
• 3 colheres de sopa de suco de limão (1 limão)
• 1 colher de chá de pimenta caiena
• ½ xícara de cebola vermelha ou branca cortada em cubos
• 1 dente de alho grande (picada)
• 1 colher de chá de sal grosso
• 1 tomate em cubos
• Folhas de coentro picadas à vontade


Preparação: Corte três abacates pela metade e remova as sementes. Coloque a polpa em uma tigela. Adicione suco de limão, pimenta caiena, cebola cortada em cubos, alho, sal e tomate. Pegue uma faca afiada e comece a cortar as partes do último abacate em pedaços menores. Uma vez feito, junte o coentro, misture bem e você terminou. Dica: pode ser usado à vontade como recheio de sanduíches, no lugar da maionese.





Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Monday, 16 October 2017 13:03
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 4 of 22

Translate

Portuguese English Spanish