Home Gastronomia
Gastronomia | Sabor e saúde
Tuesday, 16 May 2017 00:00


Comer as frutas, verduras e hortaliças da estação podem trazer vários benefícios, como:

  • Economizar seu dinheiro – É mais caro transportar os alimentos de locais distantes para a loja local do que trazer de um lugar mais perto. Quando você compra alimentos da estação, você não paga muito pelo custo de transporte.
  • Os alimentos podem ser mais saborosos – Os alimentos que crescem e são colhidos no seu pico, geralmente são mais gostosos. Experimente comparar um morango de maio com um de janeiro: você não vai querer outro que não seja o de maio, porque muito mais doce e saboroso.
  • Obter muito mais nutrientes do alimento – Os alimentos começam a perder nutrientes desde a colheita. Quanto mais demorar o transporte para chegar à loja, mais nutrientes são perdidos.

Vamos aproveitar a estação! Até 23 de maio de 2017 teremos muita oferta de milho na palha e tomates em cachos. Este último lembra o gosto do fruto colhido no fundo do nosso quintal. De maio até a 15 de junho, com a temperatura aumentando e todo mundo querendo se refrescar com frutas suculentas, chegou a hora das melancias e melões. No feriado do “Memorial Day”, a melancia é sempre uma das melhores opções, mas é bom acrescentar na sua lista o dulcíssimo melão Cataloupe.

Nesse mesmo período, teremos as “berries”: framboesas vermelhas, mirtilos e morangos. Não poderão faltar nos churrascos e festas de verão, sendo a Califórnia uma das grandes produtoras. Mas se o clima mudar e a produção não for boa e os preços não ajudarem, pode-se substituir pelos pêssegos, ameixas e nectarinas.

Procure frutos de qualidade. Pergunte ao gerente a procedência dos frutos, pois muitos deles são colhidos verdes e depois gaseados para amadurecer a força, e isso com certeza compromete o sabor.

Sugiro que deem uma olhada no site Georgia Fruit and Vegetable – Grower Association. Lá vocês vão encontrar uma tabela indicando especificamente os produtos de cada temporada: http://gfvga.org/georgia-grown/availability-chart-of-ga-grown-produce.


Ingredientes (1 dose):

  • Bolas ou cubos de melancia fria
  • Bolinhas ou cubos de mussarela fresca picada
  • 2 colheres de sopa mel
  • 2 1/2 colheres de sopa de suco de limão espremido
  • 2 colheres de sopa folhas de hortelã picadas
  • Pitada de sal
  • Pitada de pimenta vermelha esmagada, se preferir.

Modo de Preparo: Coloque cubos de melancia e mussarela em uma tigela de servir. Em uma tigela separada, bata junto mel, suco de limão recentemente espremido, hortelã picada, sal e pimenta vermelha esmagada. Despeje sobre a melancia e mussarela, em seguida, espete. Sirva imediatamente.




Chef Emerson Pita
Zootecnista e apaixonado por gastronomia. Cozinheiro profissional formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas – IGA em 2011.


“Como Private Chef ofereço uma autêntica culinária brasileira combinada aos sabores de diversas partes do mundo.”

Facebook e Instagram: Chef Emerson Pita

Last Updated on Tuesday, 16 May 2017 20:15
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 9 of 22

Translate

Portuguese English Spanish