Home Religião
Religião | Viagem à Terra Santa
Friday, 16 March 2012 00:00

 

Pela Equipe Cia Brasil



Os pastores Saulo dos Santos, Lindolfo dos Santos, Adilson Silva, David Saias e Raul Mansaneira viajaram no mês de março para Israel. A Cia Brasil vai contar como foi essa experiência única na vida destes líderes religiosos.

“Foi uma sensação difícil de descrever, mas algo maravilhoso”. Foi assim que os cinco pastores brasileiros descreveram a sua visita à Terra Santa em Israel. O grupo, formado pelos líderes Saulo dos Santos, Lindolfo dos Santos, Adilson Silva, David Saias e Raul Mansaneira, visitou pela primeira vez o local onde Jesus Cristo realizou milagres descritos na bíblia. Os pastores brasileiros ministram em igrejas evangélicas na região de Atlanta, e neste mês realizaram um grande sonho de suas vidas ao visitarem um local tão sagrado.

Desde a saída do vôo daqui dos Estados Unidos, os pastores experimentaram uma realidade diferente do cotidiano da Geórgia. No avião, que partiu de Nova Iorque com destino a Tel-aviv em um vôo de mais de 10 horas, judeus ortodoxos praticavam as suas orações de tempo em tempo, demonstrando os seus rituais de adoração a Deus. “Foi muito interessante”, afirma o pastor Lindolfo dos Santos “eles balançavam as cabeças e caminhavam de um lado para o outro dentro da aeronave”.

A peregrinação dos pastores teve início na cidade de Netanya, na região centro-norte de Israel e à beira do Mar Mediterrâneo. “Nossa primeira visita foi Caesarea Maritima, uma cidade construída no ano 20 D.C. por Herodes. Lá ainda existem muitas ruínas, inclusive um teatro romano intacto”, conta o pastor Saulo dos Santos. Em seguida, o grupo passou pelo Mar da Galileia, localizado no norte do país. “Ali demos um passeio em uma réplica do barco de Pedro. A água estava muito agitada, então me lembrei de que foi ali nas margens daquele lago que Jesus Cristo exerceu grande parte do seu ministério e realizou milagres como caminhar sobre as águas e acalmar uma tempestade”, recorda Lindolfo.

Do norte de Israel os pastores seguiram para Jerusalém. Esta região recebe o nome de “Terra Santa”, pois três religiões a têm como território sagrado: judaísmo, por ter sido escolhido pelo Rei Davi para acolher o Templo Sagrado (representado pelo Muro das Lamentações); islã, por ser um dos locais onde o profeta Maomé teve uma visão; e cristã, pois este foi o local onde Jesus foi crucificado, e também onde Ele ressuscitou. “Para mim foi muito emocionante quando estivemos no Muro das Lamentações e também no túmulo de Jesus”, relembra Saulo.

A viagem ministerial à Terra Santa trouxe muito conhecimento aos pastores quanto à contextualização dos textos bíblicos, associando-os aos locais onde os eventos aconteceram: “ao conhecer o lugar onde tudo começou, a bíblia fica mais clara e fácil de compreender”, afirma Lindolfo. “Para mim a leitura da bíblia nunca mais será a mesma depois de ter estado lá” acrescenta Saulo. Os pastores também têm uma nova perspectiva quanto aos conflitos que existem nesta terra: “a maneira de pensar sobre os conflitos políticos e religiosos que lá acontecem ficam muito diferentes depois que você visita aquele lugar”, conta Saulo. O pastor Lindolfo também comentou a respeito: “eu tinha uma visão de uma guerra entre judeus e mulçumanos, mas na verdade eles vivem juntos dentro de um mesmo território, e nem todos os palestinos são mulçumanos extremistas como nem todos os Israelitas são judeus ortodoxos”.

O grupo pretende voltar à Terra Santa em breve, e já começaram a organizar uma viagem para o começo do ano que vem. Eles esperam formar um grupo de cristãos que estejam interessados em conhecer o local. Esta viagem é especialmente recomendada para pastores e líderes religiosos. “Agradeço a Deus por me conceder este privilégio e ao MSBN/Atlanta por ter me proporcionado esta viagem maravilhosa pelos 10 anos de pastorado aqui na Geórgia”, conclui Saulo.



 

 



Last Updated on Friday, 16 March 2012 20:13
 


Translate

Portuguese English Spanish