Home Business
Business | Connect, serve, and change lives. O Comitê Pernambuco-Georgia comemora 50 anos de intensas atividades
Wednesday, 21 November 2018 00:00

Lucia Jennings com a atual presidente do Comitê Pernambuco-Georgia, Sharon Anderson


É muito provável que alguns dos que estão lendo este artigo já ouviram falar ou até mesmo participaram do “Voo da amizade”, um programa de intercâmbio institucional e de pessoas entre os estados de Pernambuco e Geórgia. Trata-se de um voo fretado que operou entre os anos de 1972 e 1983, beneficiando cerca de 3.300 cidadãos dos dois estados. O programa foi promovido pelo Comitê Pernambuco-Georgia, que por sua vez faz parte do Partners of the Americas e que neste ano comemora 50 anos.

Os Partners of the Americas (www.partners.org.br) são uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos. É composta por agentes voluntários que unem estados norte-americanos a estados e países da América Latina por meio de projetos mutuamente benéficos em áreas como educação, saúde, cultura, agricultura e outras. No Brasil, a organização possui dois braços: a rede dos comitês, a exemplo do “Comitê Pernambuco-Georgia”; e o braço nacional, que implementa programas de médio e grande porte.


Casa Georgia-Pernambuco, Recife-Brasil.


O Comitê Pernambuco-Georgia foi criado em 1968 com o propósito de desenvolver e colocar em prática projetos que favoreçam ambos os estados. Os associados, ao trabalharem em conjunto, têm a oportunidade de aprender sobre duas culturas diferentes, ao mesmo tempo em que criam novas perspectivas. Nesse processo, novas amizades e relações vão se fortalecendo à medida em que os projetos se desenvolvem.

Devo aqui citar alguns programas do Partners of the Americas que beneficiaram diretamente os dois estados, tais como: “Projeto Partners Inovação: O Nosso Futuro”; “Projeto Caráter Conta”, cujo objetivo é capacitar jovens sobre valores pessoais e profissionais afim de inseri-los no mercado de trabalho; “Projeto Socorrista Voluntário” em parceria com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, promovendo o intercâmbio desses profissionais entre os dois estados; programa de “Desenvolvimento de Agronegócios”; e o “Projeto de Apoio às Organizações não Governamentais”. Outro importante projeto foi a promoção local de programas globais de liderança Kellog Fellowship e American Fellows Program que possibilitaram o intercâmbio de lideranças políticas, universitárias e empresariais nas últimas duas décadas.

O Comitê também promoveu outros projetos oriundos dos Partners, dentre eles: desenvolvimento de projeto social em parceria com a Faculdade de Educação Física da Universidade de Pernambuco; intermediação de intercâmbio entre universidades de Pernambuco e da Geórgia; e o apoio ao time de beisebol de Recife (Coaching Coaches), o qual conta hoje com o apoio da Major League Baseball , um programa de intercâmbio de treinadores que favoreceu jovens de comunidades carentes da região metropolitana do Recife, estimulando a prática do esporte tipicamente americano e ainda desconhecido para a maioria dos brasileiros; e mais recentemente, o programa bilateral de Intercâmbio do Poder Legislativo.



Para a comemoração dos 50 anos, uma comitiva formada por membros da organização dentro da Geórgia acabou de embarcar com destino a Recife para, juntamente a membros associados locais de Pernambuco, participarem de uma série de reuniões, visitas e recepções. Eles serão recebidos pelo ex-presidente do Comitê, Tibério Monteiro, que em ocasião especial passará formalmente o posto para a já atual presidente Sharon Anderson.

Como uma organização que tem por finalidade realizar projetos que beneficiem a sociedade como um todo em diferentes setores, o Partners of the Americas está sempre de portas abertas àqueles que tenham algum interesse em voluntariar. Para mais informações sobre o programa de voluntariado ou para obter mais conhecimentos a respeito da instituição, é só discar (404)525-1168 ou simplesmente acessar a página do Comitê: www.pernambucogeorgia.net. O endereço do Comitê em Recife é Rua Padre Roma, 67 - Parnamirim, Recife (PE), CEP: 52.050-150, Brasil. E o telefone é +55 81 3442-7979.

No último 20 de setembro, o Comitê Pernambuco-Georgia realizou, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos do Sudeste (BACC-SE), um happy hour na churrascaria Chama Gaúcha, e contou com a participação de alguns integrantes das duas organizações, bem como de muitos interessados. Outro happy hour acontecerá também no bar do restaurante Chama Gaúcha no dia 6 de dezembro, a partir das 4:30pm. Não percam a oportunidade de brindar os 50 anos desse nobre empreendimento!



Mauro Cesar Siqueira
Brazilian-American Chamber of Commerce of the Southeast, Inc
www.bacc-se.org

Last Updated on Wednesday, 21 November 2018 17:10
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 2 of 10

Translate

Portuguese English Spanish