Home Business
Business | Perspectiva Econômica do Brasil. O que acontecerá após a posse do novo líder?
Friday, 14 December 2018 00:00


O Brazilian-American Chamber of Commerce of the Southeast (BACC-SE) realiza anualmente o Brazilian Economic Outlook, evento que tem como objetivo informar sobre a perspectiva econômica do Brasil diante do cenário atual. Para participar como palestrante pela terceira vez, a Câmara do Comércio – Brazilian-American Chamber of Commerce of the Southeast convidou o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia e professor da Fundação Getúlio Vargas, Fernando de Holanda Barbosa Filho, que nos forneceu um resumo das suas previsões para a economia brasileira após as eleições presidenciais. Confira esse resumo abaixo sobre o assunto, que também será o tema do próximo evento promovido pela BACC em janeiro do ano que vem.

“O ambiente no Brasil é de grande otimismo no mercado. No entanto, as projeções ainda não permitem observar grande melhora no ano que vem com o novo presidente.

O principal problema parece ser a incerteza quanto a adoção das políticas “liberais” mencionadas durante a campanha.

O problema fiscal continua sendo o nosso maior desafio e o presidente permanece com discursos genéricos, sem programas específicos para resolver nosso problema, seja indicar os cortes, seja falar especificamente de impostos.

A prioridade deveria ser a reforma da previdência. No entanto, o presidente parece não ter sido convencido de que não conseguiremos fazer uma reforma “soft”. Teremos que fazer uma reforma bastante dura e até agora ao que tudo indica o novo governo não conseguiu chegar a algum consenso.

Caso o governo consiga aprovar uma boa reforma da previdência nos primeiros meses, o crescimento deve acelerar, pois possuímos elevada capacidade.

Adicionalmente, uma reforma constitucional que necessita de 3/5 dos votos indicará forte poder de coordenação do governo, o que deve gerar uma onda positiva para seu governo.

O fracasso na aprovação teria o efeito inverso, visto que o governo mostraria não possuir capacidade de coordenar sua base de apoio para temas “controversos”(polêmicos) que não faltarão na agenda para arrumar a casa no próximo ano.


Foto: Fernando de Holanda Barbosa Filho - pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia e professor da Fundação Getúlio Vargas

Jair Messias Bolsonaro, eleito o 38º presidente do Brasil tomará posse em Brasília no dia primeiro de janeiro de 2019



Nossas previsões indicam crescimento do PIB neste ano de 1,5% e no ano que vem de 2%. Ao mesmo tempo a taxa de desemprego deve fechar dezembro de 2018 em 11% e dezembro de 2019 em 11,2%.

Obviamente estas projeções variam conforme novas informações chegam.”

O tema será detalhadamente abordado durante o evento. O Brazilian Economic Outlook será realizado no dia 23 de janeiro em um dos salões de conferência do Federal Resrev Bank of Atlanta.

Para maiores informações, acesse o site da BACC-SE: www.bacc-ga.com, nossa página no Facebook: @baccse, ou ligue para 404-246-0227.



Mauro Cesar Siqueira
Brazilian-American Chamber of Commerce of the Southeast, Inc
www.bacc-se.org

Last Updated on Friday, 14 December 2018 13:32
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 2 of 11

Translate

Portuguese English Spanish