Home Saúde e Beleza
Beleza | Tomar sol faz bem à saúde
Tuesday, 16 May 2017 00:00


O verão é uma época muito esperada por todos. É a hora de aproveitar as praias, piscinas, ou até mesmo somente fazer aquela caminhada no parque para aproveitar o sol. Apesar de toda a preocupação e cuidados que tomamos com a exposição da pele ao sol, devido à maior incidência de raios solares e da maior intensidade de radiação UV, às vezes nos esquecemos que os raios solares possuem grandes benefícios para o nosso corpo e metabolismo.


Raios UVA e UVB


O nosso corpo produz naturalmente vitamina D após exposição a raios UVB. Os raios UVB podem ser absorvidos mesmo em dias nublados, pois ultrapassam as nuvens. Além disso, raios UVB são bloqueados por vidros de janelas e para brisas, portanto, para serem absorvidos pelo nosso organismo devem incidir diretamente sobre a pele.

Vitamina D


O principal benefício do sol para nossa saúde é a produção de vitamina D. A luz solar faz com que nosso corpo produza naturalmente vitamina D3, a partir da interação dos raios UVB com substâncias presentes na pele, que desencadeiam o processo de formação da vitamina nos rins e no fígado.

A vitamina D está diretamente relacionada à formação de massa óssea, ajudando a combater a osteoporose. Ela previne doenças autoimunes, como artrite reumatóide, doença de Crohn e esclerose múltipla, pois ajuda a regular a imunidade.

Alguns estudos apontam também que a deficiência de vitamina D no organismo pode estar relacionada à formação de alguns tipos de câncer, como de mama e de cólon.


Benefícios da luz solar


A exposição da pele à luz do sol ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e auxilia no tratamento de doenças de pele como vitiligo, psoríase, dermatites, e também tem papel importante no combate a doenças psíquicas, como depressão e mal de Alzheimer.

A luminosidade do sol faz com que o cérebro reduza a produção da melatonina, substância que causa relaxamento e sonolência e pode levar a quadros de depressão quando produzida em excesso. Em contrapartida, aumenta a produção de serotonina, substância relacionada ao bom humor, aumentando a sensação de bem estar e a eficiência do sono durante a noite.


Seja prudente


Apesar dos benefícios, é fato que a exposição em excesso à luz solar pode causar problemas sérios na pele como queimaduras, rugas, manchas e câncer de pele, além de poder causar outros problemas como insolação e desidratação. Por isso, a dica para aproveitar os benefícios da luz solar sem sofrer com queimaduras e outros problemas, é manter o equilíbrio.

A exposição saudável ao sol deve ser feita por curtos períodos de tempo, de 15 a 30 minutos. Para melhor aproveitar e absorver a radiação UVB, o bloqueador solar não deve ser usado. Por isso, prefira tomar o sol em horários onde a incidência de UVB é menor, antes das 10am e após às 4pm.


Bronzeamento


Tomar sol, moderadamente, estimula a produção de melanina, que é o hormônio que dá o tom mais escuro à pele, impede a absorção de mais raios UVB, protegendo o corpo contra seus efeitos tóxicos. Para obter estes benefícios, não se deve tomar sol exageradamente, pois em excesso, o sol pode trazer consequências ruins.

Além disto, para diminuir os riscos da exposição aos raios UV do sol, é recomendado o uso de protetor solar, no mínimo FPS 15, cerca de 15 a 30 minutos antes, e repor a cada duas horas.

Então aproveite o verão, com os benefícios de tomar aquele solzinho e ainda ficar com a pele bronzeada e aspecto saudável!



Da Redação

Last Updated on Tuesday, 16 May 2017 18:44
 
« StartPrev12345678910NextEnd »

Page 6 of 19

Translate

Portuguese English Spanish