Home Bem estar
Bem Estar | A FIBROMIALGIA NÃO É FRESCURA
Wednesday, 15 July 2020 00:00


Uma boa compreensão sobre a fibromialgia poderá diminuir o sofrimento de milhões de pessoas que têm sua dor desconsiderada pelo desconhecimento, bem como diminuirá o preconceito que sofrem pelo descrédito a que estão submetidas na sua vida profissional, social e familiar.

A fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, mas se associa a outros sintomas. É grave e considerada uma condição reumática na medicina, contudo, o termo reumático significa uma condição médica que prejudica as juntas e/ou tecidos moles e causa dor crônica. Ela acomete cerca 2% a 4% da população adulta nos países ocidentais e as mulheres são 5 a 9 vezes mais afetadas do que os homens. A idade predominante do aparecimento dos sintomas oscila entre os 20 e os 50 anos. As crianças (há citações de casos com 2 anos de idade), os jovens e os indivíduos acima de 50 anos também podem apresentar a síndrome. Estima-se que 4 milhões de brasileiros têm essa doença.

A prevalência de dor crônica difusa na população em geral está entre 11 e 13%. Pessoas que apresentem dores difusas há mais de três meses, associadas com alterações do humor e do sono, devem procurar um clínico ou reumatologista.

Dentro os transtornos que comumente acompanham pacientes fibromiálgicos estão: distúrbios do sono; disfunção cognitiva; síndrome da fadiga crônica; cansaço, perda de energia e diminuição da resistência a exercícios físicos; síndrome do cólon irritável ou bexiga irritável; amortecimento ou formigamento das extremidades; síndrome das pernas inquietas; cistite intersticial; disfunção da articulação temporomandibular; cefaleia; sensibilidade à temperatura; problemas cognitivos ou de memória (às vezes chamados de “fibronévoa”); entre outros.

Frequentemente, as pessoas que sofrem de FM apresentam quadros de ansiedade e de depressão decorrentes da dor crônica intensa, o que limita as atividades cotidianas, comprometendo suas relações familiares, sociais, de trabalho e econômicas. Também sofrem muito com a discriminação e descrença por parte dos familiares, amigos e até por profissionais de saúde. Em vista disso, é muito necessária de conscientização da população sobre essa doença.

A doença não é identificável com exames de imagem, mas de forma clínica. Não ter “cura”, entretanto, da mesma forma que ocorre com outras doenças crônicas, a FM pode ser controlada. Os exercícios, por exemplo, são grandes aliados do paciente, tanto que se exercitar é a principal recomendação médica para o tratamento da condição.


MASSAGEM TERAPÊUTICA PARA FIBROMIALGIA E SEUS BENEFÍCIOS


O paciente com FM também poderá ser submetido a sessões regulares de massagem para aliviar as incessantes dores, tornando seu cotidiano menos sofrido e que lhe permita a execução de suas tarefas diárias com normalidade. No entanto, antes de iniciar o tratamento com a massagem terapêutica, o portador de FM, junto a seus familiares, deverá procurar um massagista credenciado e especializado nas técnicas de massagens adequadas para a sua situação e condição médica.

As massagens realizadas em pacientes com FM deverão ser executadas com cautela, facilitando a aplicação do tratamento de forma gradual e progressiva, para que ele se sinta confortável e confiante com o prosseguimento da terapia. Deve-se ter em mente que portadores dessa síndrome têm uma tolerância ao toque muito menor, com uma sensibilidade muito mais acentuada. Assim, nas primeiras sessões, o massagista deverá apenas saber identificar os limites do corpo de seu paciente, encontrando a intensidade correta para que não lhe cause desconfortos e muito menos dores.

Na medida em que o tratamento avança, estando o massagista adaptado às reações do paciente e aos seus limites, a massagem terapêutica seguirá o seu caminho tradicional, promovendo a redução das dores e eliminação dos desconfortos típicos da doença.



Da Redação

Last Updated on Wednesday, 15 July 2020 20:48
 
« StartPrev1234567NextEnd »

Page 1 of 7

Translate

Portuguese English Spanish