Home Bem estar
Bem Estar | Os benefícios da massagem para a sua saúde
Thursday, 14 February 2019 00:00


Após um dia estressante de trabalho, quem não gostaria de relaxar com uma boa massagem? A massagem feita por profissionais aplica técnicas que trabalham o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental. Com o hábito de receber uma massagem pelo menos uma vez por semana, é possível evidenciar todos os benefícios que esse tipo de tratamento traz para a saúde, além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar. Entre esses benefícios estão:

  • Controle do estresse;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Alívio da tensão e dores musculares;
  • Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;
  • Diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos;
  • Alívio das dores de cabeça;
  • Diminuição do cansaço;
  • Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal;
  • Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos;
  • Diminuição das insônias.

Aqui nos Estados Unidos, a “swedish massage” é bem popular. Essa técnica é usada no corpo inteiro e inclui massagens no couro cabeludo, face, pescoço, ombros, braços, mãos, peito, costas, pernas e pés. Ela pode ser feita com a aplicação de pedras quentes, hidroterapia e aromaterapia em um ambiente aconchegante para acalmar os sentidos e promover o relaxamento profundo.

A reflexologia também é excelente para promover o bem-estar. Reflexologia (ou zonoterapia) é uma prática de medicina alternativa que consiste na aplicação de pressão em determinados pontos nos pés e nas mãos de forma a estimular efeitos como o alívio de dores em outras partes do corpo. A pressão é aplicada com o polegar, dedos e mãos segundo técnicas específicas nas plantas dos pés e mãos e sem a utilização de óleos ou loções.

A massagem também tem seus benefícios durante a gravidez, pois ajudam na diminuição da dor nas costas e nas pernas, no aumento da hidratação da pele, contribui na prevenção das estrias, melhora a autoestima, diminui o estresse e a ansiedade e contribui até mesmo para o combate a depressão sendo por isso uma boa estratégia natural para melhorar a qualidade de vida da mulher nessa fase de tantas alterações físicas e emocionais. Há contraindicações e períodos da gestação apropriados para a gestante receber uma massagem. É importante consultar com o obstetra antes de procurar um SPA ou clínica para massagens.

A hot stone massagem (massagem com pedras quentes) é também uma excelente escolha. Ela é feita com pedras de basalto quentes em todo o corpo, inclusive rosto e cabeça, que ajuda: a relaxar e a aliviar o estresse acumulado durante as tarefas diárias, além de ajudar no aumento da circulação sanguínea local devido ao calor das pedras; promove relaxamento profundo porque o calor alcança as fibras mais profundas da musculatura; gera aumento da drenagem linfática; traz alívio de dores musculares; Diminuição do estresse e tensões; Aumento do bem-estar. Traz prazer para o corpo devido ao aquecimento.

Muitas clínicas, centros de estéticas e SPAs oferecem tratamentos com massagens, mas o conhecimento da técnica pelo profissional que irá aplicar a massagem é essencial para a obtenção dos resultados, equilibrando a energia e vitalidade do corpo, e por isso deve-se procurar realizar a massagem num local apropriado com um bom terapeuta.



Da Redação

Last Updated on Thursday, 14 February 2019 19:01
 


Translate

Portuguese English Spanish