Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Espaço Mulher Moderna
Home Espaço Mulher
Espaço Mulher | DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS


Em novembro celebramos o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) aqui nos Estados Unidos. É um dos maiores feriados comemorados aqui, e lembra a história dos peregrinos que vieram da Europa e que, depois de muitas dificuldades, fizeram um dia de celebração e agradecimento.

Se você tem o hábito de ler a Bíblia, já deve ter notado vários textos que falam sobre ser agradecido em todos os momentos, e muitos outros textos falando de como a murmuração e a reclamação são o oposto de um coração grato.

Mais do que celebrar um dia no ano para agradecer, aqui em casa estamos tentando, como família, viver um estilo de vida que preza pelo coração grato. E por que queremos ensinar nossos filhos a serem gratos? Porque a Bíblia nos ensina isso: “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (Tessalonicenses 5:18). Também porque estudos apontam que pessoas agradecidas são mais felizes e bem-sucedidas, e porque o senso comum nos diz que é muito melhor estar ao redor de pessoas agradecidas do que com pessoas “reclamonas”. Como ensinamos isso? Primeiramente, buscando ser o exemplo. Nossos filhos estão com os olhinhos e ouvidinhos bem abertos e se ficamos reclamando o tempo todo da roupa pra lavar, da comida pra fazer, do trabalho e dos vizinhos... certamente este será um comportamento que eles seguirão. Se desejamos criar filhos gratos, precisamos nós mesmos aprendermos a ser gratos.

A outra forma que os ensinamos sobre gratidão é com brincadeiras. Antes de dormir ou na mesa, cada um tem a chance de agradecer a Deus ou a um membro da família por algo que aquela pessoa fez naquele dia. Por exemplo: eu agradeço meu filho por ter ajudado a lavar a louça; meu esposo me agradece por ter feito o jantar; e assim segue a brincadeira, até que todos tenham tido a vez de agradecer a alguém por algo que esta pessoa realizou. Assim as crianças aprendem a reconhecer o que outros fazem por elas e gostam quando recebem um muito obrigado por algo que fizeram.

Por último, os ensinamos a ver as circunstâncias de uma maneira diferente quando elas acontecem. Quando vamos ao parque ou a uma festinha, por exemplo, se eles reclamam na hora de ir embora, mostramos para eles como em vez de reclamar porque é hora de ir embora, eles devem ser gratos porque tiveram a oportunidade de estar ali. Cito uma bela reflexão da escritora Melody Beattie sobre isso: “A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã.” - Melody Beattie.


ATIVIDADE DE THANKSGIVING PARA FAZER COM TODA A FAMÍLIA:


MATERIAL:

  • Galhos secos
  • Papel colorido
  • Tesoura
  • Caneta
  • Cola quente

MODO DE FAZER:


Juntos, tracem o formato de folhas de árvores em papéis das cores laranja, amarelo, vermelho e marrom. Coloque dentro de uma caixinha juntamente com uma caneta.

Procurem no quintal um galho seco e coloque-o dentro de um vaso. Após ao jantar, reunidos à mesa, diga a seus filhos:

Vejam este galho seco, como ele é sem vida, sem alegria. Assim é nossa vida quando não temos um coração grato. A reclamação rouba nossa alegria e nos tornamos como este galho seco. Mas quando começamos a exercitar a gratidão, nossa vida fica cheia de alegria. Vamos ver como isto acontece?

Pegue as folhinhas de papel que cortaram anteriormente. Peça a cada pessoa da família que escreva na folhinha algo pelo qual é grato.

Grudem as folhinhas com cola quente no galho seco. Diga:

Viu como nossa árvore começou a ficar bonita e cheia de vida? Assim é nossa vida com gratidão. Todos os dias, até o dia de Thanksgiving, vocês devem se reunir para escrever nas folhinhas os motivos de agradecimento e grudá-los nos galhos. Quando chegar o Thanksgiving, vocês terão uma linda árvore que os lembrará quantos motivos têm para serem gratos.



Por Tathiana Schulze
Jornalista e Escritora

 
« StartPrev1234567NextEnd »

Page 1 of 7

Translate

Portuguese English Spanish