Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/content/22/6219622/html/index.php:3) in /home/content/22/6219622/html/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Espaço Legal
Home Espaço Legal
Espaço Legal | COMO ESCOLHER O PROFISSIONAL QUE IRÁ ME AJUDAR EM MEU PROCESSO IMIGRATÓRIO?
Thursday, 18 November 2021 00:00


Estamos vivendo uma era em que as redes sociais e o acesso à internet possibilita que pessoas sem treinamento específico obtenham informações nem sempre corretas ou confiáveis, e se autointitulem “profissionais de imigração”. O termo profissional “paralegal” é frequentemente usado de forma errada e confundido como garantia de conhecimento. Por isso é importante prestar atenção em detalhes sobre o profissional que você irá escolher para lhe ajudar em seu processo imigratório.

Geralmente esses “red flags”: 1) trabalham na informalidade; 2) não oferecem um contrato de serviço profissional; 3) não assinam os formulários que serão submetidos ao órgão público, portanto, não se responsabilizam pelo que está sendo submetido; 4) cobram às vezes até muito mais do que um serviço de um profissional qualificado.

As consequências da desinformação são numerosas. Às vezes documentos básicos não são submetidos. Em outras circunstâncias o cliente/imigrante não sabe o que foi submetido ou como foi respondido, pois não recebeu cópia do que foi enviado, e se surpreende quando é questionado pelo departamento imigratório a resposta submetida. Enfim, todos os dias processos são negados por falta de informação.

Trabalhando nesta área há mais de dez anos como senior paralegal em um escritório de advocacia americana, The Mitchell Law Group, auxiliando o advogado Thomas Mitchell, já nos confrontamos com incontáveis casos de pessoas que chegam em nosso escritório com uma carta de “request for evidence” (quando a imigração requer que mais documentação seja enviada), ou “denial letter” (quando seu pedido é negado), e não sabe o que foi enviado junto ao processo, não tem cópia do que foi submetido, ou sequer consegue mais falar com a pessoa que contratou para ajudar.

Devido a muitos pedidos de clientes e leitores da Cia Brasil Magazine, nossa equipe preparou este texto informativo de como você deve escolher um profissional para ajudar com o seu processo imigratório. Se você está ou estará em processo de legalização, tome nota! No final lhe daremos um pequeno checklist que lhe auxiliará na escolha do profissional certo para seu caso.


1. ADVOGADO – SOMENTE UM ADVOGADO LICENCIADO NOS ESTADOS UNIDOS PODERÁ LHE DAR CONSELHO LEGAL! – Contadores, notários, paralegals, immigration assistance provider etc. não podem lhe dar conselho legal. Advogado, desde que licenciado no estado da Geórgia ou em algum estado americano poderá lhe dar conselho legal, e lhe acompanhar como advogado em sua entrevista ou audiência imigratória. Ele pode preparar ou supervisionar um paralegal na preparação de sua documentação imigratória.

Uma dica importante para saber se a pessoa que está lhe auxiliando é advogado é verificar se o cliente e o profissional assinaram e submeteram ao Departamento Imigratório o formulário G-28 Notice of Entry of Appearance as Attorney or Accredited Representative junto ao Departamento de Imigração USCIS (United States Citizenship and Immigration Services), ou o formulário EOIR-28 Notice of Entry of Appearance as Attorney or Representative Before the Immigration Court perante a Corte de Imigração.


2. IMMIGRATION ASSISTANCE PROVIDER IAP – Na Geórgia, desde 2011, a lei “Immigration Assistance Act O.C.G.A Title 43, Chapter 20 A” define as regras de licenciamento e os limites do profissional que auxilia no preenchimento de processos imigratórios. isso poderá auxiliar no preenchimento de processos imigratórios o profissional devidamente licenciado com a Secretaria do Estado da Geórgia como Immigration Assistance Provider. Esta pessoa é non attorney (não é advogado), mas está habilitada a oferecer auxílio no preenchimento de formulários imigratórios.

Essa lei define, estrutura e monitora os profissionais que prestam esse importante serviço. Ela surgiu devido ao número de pessoas despreparadas oferecendo esse serviço e comprometendo muitas vezes a possibilidade de uma futura legalização desse imigrante por despreparo ou não conhecimento das regras. O simples “falar e ler inglês” não qualifica ninguém a preencher documentos imigratórios.


3. PARALEGAL – É o profissional que trabalha SUPERVISIONADO POR UM ADVOGADO – Investigue as credenciais de quem está lhe auxiliando em seu processo imigratório. Se é paralegal, certifique se está trabalhando sob a supervisão de um advogado. Segundo as leis no estado da Geórgia, “paralegal trabalha sob a supervisão de um advogado licenciado na Geórgia”. Portanto, certifique quem é o advogado que supervisionará o trabalho do paralegal, e que ele assinará todos os formulários que serão submetidos ao Departamento Imigratório.


CHECK LIST PARA VERIFICAR AS CREDENCIAIS E EXPERIÊNCIA DO PROFISSIONAL:

  • É advogado?
  • É immigration assistance provider?
  • Essa pessoa possui escritório profissional?
  • Você assinou um contrato de serviços?
  • Você recebeu cópia desse contrato?

Se é advogado, verifique se está devidamente incrito junto à Banca de Advogados da Geórgia (GA BAR), ou se licenciado em outro estado americano junto à Banca de Advogados desse estado. Se é paralegal, verifique as informações do advogado que está supervisionando esse paralegal, e confirme que o advogado assinará os papeis enviados. Se é immigration assistance provider, pergunte pelo número da licença. Sempre exija cópia de tudo o que foi enviado para a imigração. Não assine nada, sem antes entender o que está assinando.



Por Katcha Moschitta
Immigration Assistance Provider – IAPI 00068
Senior Paralegal for Attorney Thomas Mitchell –
The Mitchell Law Group, LLC
Help Central Immigration Services

Last Updated on Thursday, 18 November 2021 19:05
 
« StartPrev12NextEnd »

Page 1 of 2

Translate

Portuguese English Spanish